quinta-feira, 25 de julho de 2019

Discursivas para concursos - Focada na Posse

Olá Concurseiros (as) de plantão, como vocês estão?

Como fazer introdução, desenvolvimento e conclusão

É claro que existem alguns aspectos formais muito importantes, que contam pontos como se fizessem parte do conteúdo. São como aspectos “quase-que-formais” da redação: não chegam a ser formais, nem fazem parte do conteúdo, mas ajudam a criar o conteúdo. Esses aspectos são: introdução, desenvolvimento conclusão.

Fonte ( Google)

Para prosseguirmos, eu só quero que você vá com um conhecimento prévio: o significado de período. Período é uma frase que possui pelo menos uma oração (ou seja, pelo menos um verbo). Um período começa com letra maiúscula e termina com um ponto final. Beleza? Vamos continuar.

Já é lugar-comum dizer que uma redação precisa de introdução, desenvolvimento e conclusão. Isso é o básico, o café com leite de seu texto, então entenda melhor para que serve cada uma dessas três partes:

 

A introdução

Serve para dizer ao examinador que, hey, você entendeu o tema! Além disso, você tem que afirmar alguma coisa em relação ao tema, e também tem que dizer como vai desenvolver esse tema.
Peraí, Carol, agora eu me confundi forte, aqui.
Vou te explicar melhor.
Você vai dividir sua introdução em 2 partes:
Primeira parte (um ou dois períodos)
  • dizer ao examinador que entendeu o tema. Você faz isso ao repetir os aspectos gerais do tema. Isso não pode tomar mais do que uma linha.
  • afirmar alguma coisa sobre esse tema. Você faz isso se posicionando acerca do tema, concordando, discordando, falando de sua importância etc. Também deve tomar, no máximo, uma linha.
Essa primeira parte é o que os professores geralmente denominam “tese”.
Segunda parte (um a quatro períodos)
  • dizer ao examinador como seu tema será desenvolvido.
Isso é muito fácil de ser feito. O desenvolvimento tem, geralmente, 3 ou 4 parágrafos, como veremos a seguir. Você vai usar esses parágrafos para construir sua introdução.
Considere que você vai fazer algumas promessas ao examinador: “ei, examinador, vou falar disso, isso e daquilo outro!”.
Você faz isso da seguinte maneira: na introdução, em até três linhas, indique o que haverá nos parágrafos de seu texto. Seja claro ao fazer isso: separe cada assunto de cada parágrafo por vírgulas ou pontos.

O desenvolvimento

Agora é hora de explicar tudo o que você falou na introdução, só que com detalhes.
Para o desenvolvimento, tenho três regras a te passar:
  • Cumpra o que você prometeu: na introdução, você fez algumas promessas. Você disse que iria falar sobre alguns assuntos, no decorrer do seu texto. Então, cumpra o que você prometeu, exatamente na ordem colocada na introdução.
  • Não faça nada além do prometido: há pessoas que prometem, na introdução, falar de “ABC” e acabam explicando o alfabeto inteiro. Você não deve fazer nem mais nem menos, mas a medida certa.
  • Obedeça ao princípio da igualdade entre os parágrafos: ok, eu inventei esse princípio, mas vou explicar melhor meu ponto de vista. O que mais vejo, em textos de concurseiros, é se começar o desenvolvimento com um parágrafo de 8 linhas e fazer mais dois parágrafos de 2 linhas. Não estou dizendo que deve haver exatamente a mesma quantidade de linhas, mas é sempre bom manter uma diferença de, no máximo, duas linhas, entre um parágrafo e outro, para você conseguir explicar toda a sua introdução.
O seu desenvolvimento ocupará pelo menos 60% do seu texto, e é responsável pela maior parte de sua nota na questão discursiva, então é melhor que o faça com carinho.

conclusão

Retome tudo o que foi dito, inclusive (e principalmente) sua tese.
Como você vai retomar (em dois períodos):
  • Relembre ao examinador tudo o que você disse no desenvolvimento.
  • Reafirme sua tese, ou seja, “reafirme sua afirmação” da introdução.

 


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